Egressos

2020

Daniela Oliva de Godoy

Poliana Magno da Silva

Daniel Machado 

Perfil do Egresso

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação na Indústria Animal, no âmbito do Mestrado Profissional, foi motivada na vertente da demanda, pela recorrente inserção de profissionais formados pela Unidade proponente e outras Instituições de Ensino Superior na região, para atuarem como gestores e ou pesquisadores em todos os diversos elos da cadeia produtiva ligada ao agronegócio nacional, sobretudo no âmbito de inserção relacionada a área da pecuária.

 Esses egressos, por apresentarem formação eclética e com grande frequência de origem de base tecnicista (Zootecnistas, Engenheiros de Alimentos e de Biossistemas, Médicos Veterinários, Agrônomos, Biólogos, entre outros) demandam por complementação de conhecimentos na área de gestão aplicada para a atuação plena como gestores de organizações ligadas a este setor de mercado e, não raro, como empreendedores com perfil inovador.


No campus da USP em Pirassununga encontram-se cinco Programas de Pós-Graduação de natureza acadêmica já instalados na área de agronegócio, a saber: em Zootecnia, em Biociência Animal, em Engenharia dos Materiais e Engenharia de Alimentos (todos ligados à FZEA/USP) e em Nutrição e Produção Animal (vinculado à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ/SP). Estes Programas suprem parte da demanda por Pós-Graduação em Ciência Animal, principalmente no que se refere à criação, nutrição e produção, mas carecem de um posicionamento mais elaborado nos temas que englobam uma visão mais sistêmica do agronegócio e que venham a buscar ganhos de eficiência dos processos, alicerçados mais especificamente nas áreas de gestão e inovação. Esses Programas reunidos tornam-se um projeto muito relevante para a busca de um centro de excelência na cadeia produtiva de produtos do agronegócio e permitem interfaces em pesquisas nas áreas afins, essenciais para o desenvolvimento agropecuário e tecnológico do país.


O Programa de Pós-Graduação no Mestrado Profissional não só contribui para completar a formação de pesquisadores e profissionais nas áreas existentes, mas também amplia as possibilidades de capacitação para egressos dos cursos superiores desta Unidade e de outras Instituições que estão localizadas no entorno do campus da USP em Pirassununga.


Diante deste cenário, e buscando acompanhar o dinamismo do agronegócio nacional, estimula-se que se formem entre os estudantes do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal da FZEA/USP, uma visão crítica, sistêmica e estratégica para atuar mais plenamente em seu ambiente de negócio, independentemente se público ou privado. Noções de empreendedorismo aliados a princípios básicos de gestão contribuirão para balizar possíveis tomadas de decisões para o sucesso da estruturação e mudança organizacional das empresas do setor, além de estruturar as ações de planejamento e controle e na administração de recursos humanos.
Cabe ainda lembrar que a base do desenvolvimento econômico, sobretudo nos países centrais, é alicerçada no surgimento e manutenção da atividade empreendedora e na geração de pequenas e médias empresas, tendo como principal diferencial a existência de inovação em suas propostas competitivas. Com o intuito de incentivar a mudança postural para a busca por oportunidades que levem a transformação do conhecimento científico especializado em transferência de tecnologia e parcerias para a produção de bens e serviços úteis à sociedade e com o aproveitamento de diferencial de infraestrutura e expertise de parte da comunidade docente da FZEA/USP, propõe-se a nova proposta de Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação na Indústria Animal.


Mais detalhes do perfil do estudante e do egresso podem ser visualizados na área de estatísticas deste site, que permanece em constante evolução.

Cases de Sucesso

Pesquisador egresso do GIIA/USP desenvolve sistema de monitoramento e controle térmico que monitora ambiente aviário. Confira nos links a seguir a participação do egresso Dr. Marcelo Eduardo de Oliveira.

Jornal da USP


Sistema que controla clima de aviário pode evitar perdas na produção de frangos. Rede inteligente desenvolvida na USP monitora de forma remota a temperatura e a umidade das instalações, evitando que os animais morram de frio ou calor; tecnologia reduziu em quase 80% o consumo de energia elétrica. Jornal da USP.

Entrevista Rádio CBN


Participaram da conversa professores e pesquisadores da USP. 

Entrevista Rádio CBN


Sistema de monitoramento e controle térmico para ambiente aviário. Tecnologia é capaz de monitorar a distância e em tempo real as condições do aviário e definir quais ações adotar a partir disso – Entrevista.

Entrevista Canal Agromais BandTV


Tecnologia monitora temperatura e umidade em aviários | AgroMais
Pesquisadores da USP desenvolveram um sistema que permite o acompanhamento da temperatura e da umidade relativa do ar, dentro de aviários, em tempo real. Entrevista.

Entrevista Jornal EPTV


Pesquisadores da USP desenvolvem sistema de controle térmico que monitora aviário. Entrevista.