Calendário
Calendário de matrícula de Pós-Graduação FEVEREIRO/2018
Solicitações à CCP
Cancelamento de Matrícula
Cancelamento de matrícula em disciplina
O aluno poderá requerer o cancelamento de matrícula em disciplina, através do Sistema Janus, dentro do prazo previsto para cada disciplina em particular (consultar a data limite para cancelamento no Sistema Janus: Acesso público – Disciplinas oferecidas – Inserir a sigla da disciplina – Turma). Após efetivada a solicitação de cancelamento, o orientador receberá um e-mail para acessar o Sistema Janus e dar o aval na solicitação, porém, esse aval precisa ser efetivado dentro do prazo limite de cancelamento, caso contrário, a disciplina não será cancelada. A disciplina, quando devidamente cancelada dentro do prazo não será incluída no histórico escolar final (de acordo com o artigo 76, do Regimento de Pós-Graduação).
Excepcionalmente, o aluno poderá preencher o formulário abaixo e entregar no Serviço de Pós-Graduação, dentro do prazo previsto para cada disciplina em particular.
Cancelamento de matrícula dentro do prazo
Cancelamento de matrícula em disciplina fora do prazo
A solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina fora de prazo, com a devida justificativa da excepcionalidade da perda do prazo, acompanhada dos documentos comprobatórios do pedido, de parecer circunstanciado do orientador e da manifestação do responsável pela disciplina, dependerá da aprovação da CCP e da CPG. Se o pedido de cancelamento fora de prazo não for aprovado, a referida disciplina permanecerá no histórico escolar com o conceito “Reprovado”.
Portanto, os documentos necessários são:
Solicitação do aluno, justificando a excepcionalidade da perda do prazo (formulário abaixo);
Documentos comprobatórios do pedido;
Parecer do orientador.
Informações Gerais
Grade Horária
Grade Horária GIIA 2º semestre de 2024
Grade Horária GIIA 1º semestre de 2024
Grade Horária GIIA 2º semestre de 2023
Grade Horária GIIA 1º semestre de 2023
Grade Horária GIIA 2º semestre de 2022
Grade Horária GIIA 1º semestre de 2022
Grade Horária GIIA 2º semestre de 2021
Grade Horária GIIA 1º semestre de 2021
Grade Horária GIIA 2º semestre de 2020
Grade Horária GIIA 1º semestre de 2020
Grade Horária GIIA 2º semestre de 2019
Grade Horária GIIA 1º semestre de 2019
Estágio de Docência (PAE)
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, mais conhecido por sua sigla PAE, tem por objetivo aprimorar a formação dos Pós-graduandos para atuarem no ensino de graduação. A partir do primeiro semestre de 2011, inclusive, foi permitido ao aluno da Pós-graduação da USP (em estágio PAE) ministrar até 10% da carga horária didática total da disciplina, com a presença obrigatória do docente supervisor, responsável pela disciplina, propiciando a experiência de atuação como docente com uma classe real da graduação. Vários Docentes do Programa de Mestrado Profissional contribuem, historicamente, para receber alunos de outros Programas de Pós-Graduação em estágio PAE. Ao iniciar suas atividades no 2º. Semestre de 2013, os alunos do Mestrado Profissional da FZEA, assim como de todos os Programas de Mestrado Profissional da USP, constataram que, por equívoco histórico do Regimento da Pós-Graduação de nossa Instituição, não estavam autorizados a participar do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). A partir deste diagnóstico e em função de demanda específica (OF. CCPGIIA.007/2014/FZEA, de 30 de abril de 2014) da Comissão Coordenadora do Programa de Gestão e Inovação na Indústria Animal (CCP-GIIA) junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, este cerceamento dos direitos de qualificação de parte dos alunos oriundos dos Mestrados Profissionais foi corrigido pela Pró-Reitora Profa. Bernadette D. G. M. Franco, no 2º. Semestre de 2014.
Consideramos este fato, uma conquista importante, uma vez que a retirada da vedação da participação dos Programas de Mestrado Profissional junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na Universidade de São Paulo, deve contribuir para equilibrar o tratamento entre as duas modalidades existentes de Mestrado stricto sensu, em nossa Instituição, além de oportunizar o atingimento de todos os objetivos de qualificação profissional que se propõe esta modalidade de Pós-Graduação, com reflexos inequívocos para a sociedade. A partir do ano corrente, esta integração entre Pós-graduandos, Graduandos e Professores da graduação poderá ser bastante produtiva. Entre as atividades a serem realizadas pelos Pós-graduandos destacam-se: montagem de meios multimídia para utilização em sala de aula, atualização de bibliografia, atualização e elaboração de aulas práticas e Resolução de Listas de exercícios, e realização de plantão de dúvidas. Além disso, os alunos do PAE também têm atuado como auxiliares dos Docentes em aulas práticas e teóricas dos cursos de graduação da Unidade. É preciso esclarecer que o Programa de Gestão e Inovação na Indústria Animal possui, entre os seus estudantes regulares, pelo menos 20% que se dedicam profissionalmente para instituições públicas e privadas na área do ensino superior e ou profissionalizante. Ainda, que mesmo com o regime de dedicação profissional que os estudantes regulares apresentam, em sua maioria empregados com dedicação exclusiva às suas organizações (majoritariamente privadas), o Programa possui demanda interna para oferecer candidatos para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo.
Alunos Especiais
Os alunos especiais podem se matricular em disciplinas dos Programas de Pós-Graduação da FZEA e o valor da taxa a ser paga é de R$ 120,00 por disciplina.
Abaixo encontram-se as grades horárias dos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Engenharia e Ciência de Materiais, Gestão e Inovação na Indústria Animal e Biociência Animal.
A seguinte documentação é exigida para matrícula:
1) PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA FZEA/USP
De acordo com o artigo 55, do Regimento de Pós-Graduação da USP: “Podem, a juízo da CCP, ser admitidos para matrícula em disciplinas de Pós-Graduação, na condição de alunos especiais, alunos de graduação da USP.”
Para a matrícula, neste caso, a seguinte documentação deverá ser entregue no SPG:
Requerimento de matrícula, devidamente preenchido e contendo as assinaturas necessárias;
Cópia do atestado de matrícula no Curso de Graduação;
Cópia do Histórico Escolar da Graduação;
Cópia do RG;
Cópia do CPF;
Comprovante do pagamento da taxa de R$ 120,00 (efetivar o pagamento por meio de depósito bancário: Banco do Brasil, Agência 6551-X, Conta Corrente nº 130.103-9, antes da realização da matrícula no Serviço de Pós-Graduação).Essa última informação aparece duas vezes na página. Favor atualizar as duas!
2) PARA INTERESSADOS JÁ GRADUADOS
Para a matrícula, neste caso, a seguinte documentação deverá ser entregue no SPG:
Requerimento de matrícula, devidamente preenchido e contendo as assinaturas necessárias;
Cópia do Diploma de Graduação e de Pós-Graduação (quando for o caso) ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação e de Pós-Graduação (quando for o caso);
Cópia do Histórico Escolar da Graduação e da Pós-Graduação (quando for o caso);
Cópia do RG;
Cópia do CPF;
Comprovante do pagamento da taxa de R$ 120,00 (efetivar o pagamento por meio de depósito bancário: Banco do Brasil, Agência 6551-X, Conta Corrente nº 130.103-9, antes da realização da matrícula no Serviço de Pós-Graduação).Essa última informação aparece duas vezes na página. Favor atualizar as duas!
O formulário de matrícula deve estar devidamente preenchido e com a(s) assinatura(s) do(s) responsável(is) pela disciplina escolhida. Não serão aceitos formulários sem assinatura.
Aqueles que desistirem de cursar a disciplina escolhida deverão solicitar o cancelamento (formulário abaixo). Cada disciplina tem um período para ser cancelada, o que deverá ser respeitado.
EM NENHUMA HIPÓTESE HAVERÁ DEVOLUÇÃO DO PAGAMENTO DAS TAXAS DAS DISCIPLINAS.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO, DAS 12H00 ÀS 17H00
Requerimento de Matrícula Aluno Especial da Graduacao 2018
Requerimento de Matrícula Aluno Especial Graduados 2018
Requerimento de cancelamento de matrícula
Primeira Matrícula
Os alunos ingressantes devem efetuar sua primeira matrícula no prazo estabelecido no Edital do Processo Seletivo no qual obteve sua aprovação. Para tanto, devem contatar seus orientadores a fim de definirem as disciplinas a serem cursadas e apresentarem, no Serviço de Pós-Graduação da FZEA/USP, a seguinte documentação:
– Formulário de primeira matrícula.
Informacoes matricula alunos ingressantes GIIA
O formulário deverá ser preenchido com base na GRADE HORÁRIA DO SEMESTRE.
– Cópia do Diploma de Graduação devidamente registrado (frente e verso) ou do certificado de conclusão do curso de Graduação contendo a data em que foi efetuada a colação de grau, obtido em curso oficialmente reconhecido (de acordo com o artigo 40, do Regimento de Pós-Graduação da USP) – para alunos ingressantes no Mestrado, no Doutorado e no Doutorado Direto.
Orientações Gerais
1) 1) O Sistema de Pós-Graduação da USP é o Janus. Todos os alunos devem se cadastrar no referido Sistema para terem acesso aos seus dados. Para tanto, faz-se necessário o acesso ao site www.sistemas.usp.br e, na guia da Pós-Graduação, o acesso ao Sistema Janus. Com o seu número USP em seu primeiro acesso será gerada uma senha provisória será que será encaminhada ao seu e-mail (aquele informado no formulário de matrícula), bastando, apenas, seguir as instruções que serão apresentadas.
2) Após o efetivo cadastro no Sistema, torna-se possível a emissão de Declaração de Matrícula. Informamos que tal declaração possui autenticidade que pode ser comprovada por um código de controle, dispensando carimbo e assinatura deste Serviço de Pós-Graduação.
3) Solicitamos aos alunos que não possuem e-mail USP que façam o pedido do e-mail, uma vez que as mensagens automáticas provenientes do Sistema Janus e do Serviço de Pós-Graduação serão encaminhadas apenas a esses e-mails.
Para solicitar e-mail USP basta acessar: Solicitar e-mail @usp.br para pessoas vinculadas à USP. Neste link você terá todas as informações. A senha para acesso ao e-mail USP é a senha utilizada para o acesso ao Sistema Janus.
Após o cadastro do e-mail, favor repassar o endereço para ericrist@usp.br, com o assunto “E-mail USP”, para inclusão em nosso sistema. Os alunos que já possuem e-mail USP favor nos repassar também.
Informamos que o e-mail USP deverá ser acessado periodicamente, uma vez que é a maneira que este Serviço de Pós-Graduação se comunica com seus alunos. Outros endereços de e-mails anteriormente informados serão “descartados” após o cadastro do e-mail USP.
4) O aluno ingressante deverá solicitar sua carteirinha da USP no Sistema Janus (www.sistemas.usp.br – Sistema Janus – Cartão USP), onde irá preencher a solicitação e anexar uma foto 3×4 digitalizada. Após cadastrar a solicitação no Sistema Janus, favor repassar tal informação para ericrist@usp.br, com o assunto “Solicitação de Carteirinha USP”, uma vez que o Serviço de Pós-Graduação precisará aprovar a confecção do cartão.
Enquanto a carteirinha USP não é expedida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o aluno deverá retirar, no Serviço de Pós-Graduação, um cartão provisório para utilização no Restaurante do Campus. O cartão provisório é emitido pelos funcionários do Restaurante do Campus, portanto, deverá ser retirado no Serviço de Pós-Graduação a partir do mês de fevereiro/2017 ou no prazo de 8 (oito) dias úteis após a efetivação da matrícula (quando for efetivada após o início do mês de fevereiro/17).
O referido cartão deverá ser carregado com créditos para as refeições (no guichê próximo ao Restaurante).
Quando a carteirinha USP chegar na FZEA, o aluno receberá a informação via e-mail. Após a retirada da carteirinha USP, o aluno deverá acessar o Sistema Janus (www.sistemas.usp.br) para ativá-la, onde deverá completar, na respectiva tela do Sistema, os espaços em branco com o código contido no verso da carteirinha USP.
Somente após a devida ativação da carteirinha USP no Sistema Janus e a efetiva inclusão de créditos é que o aluno deverá devolver, no Restaurante da FZEA, o seu cartão provisório.
5) O aluno de Pós-Graduação deverá ter uma frequência mínima de 75% nas disciplinas para não ser reprovado por falta.
6) O aluno poderá requerer, com a anuência do respectivo orientador, o cancelamento de matrícula em disciplina, através do Sistema Janus, dentro do prazo previsto para cada disciplina em particular (consultar a data no Sistema Janus – www.sistemas.usp.br – Sistema Janus – Acesso Público – Disciplinas oferecidas – Código da disciplina – Confirmar – Turma).
7) O Serviço de Pós-Graduação exige um prazo de 7 dias para emitir outros tipos de documentos que não seja a declaração de matrícula. Para tanto, o interessado deverá se dirigir à Secretaria e efetivar a solicitação no livro preto que encontra-se em nosso balcão de atendimento.
8) Em nossa home page (www.usp.br/fzea – Guia Pós-Graduação), encontram-se demais informações sobre nossa Pós-Graduação, principalmente na Guia Informações aos alunos. Solicitamos que acessem nosso site para sanarem possíveis dúvidas.
9) Lembramos que o horário de atendimento do Serviço de Pós-Graduação é das 10h às 16h30, de segundas a quintas-feiras, e das 10h às 17h30 às sextas-feiras.
Este Serviço de Pós-Graduação lhe deseja boas-vindas!
Qualificação e defesa
Orientações
ORIENTAÇÕES PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA EM GESTÃO E INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA ANIMAL
Por determinação da CPG/FZEA, a partir do dia 08/03/2013, é de responsabilidade do aluno/orientador entrar em contato com todos os membros titulares e suplentes da banca para confirmar a disponibilidade de participação no dia escolhido para a defesa e o endereço para envio dos exemplares. Além disso, deverá, também, realizar a reserva da Sala para a Defesa e informá-la no formulário de indicação da banca.
Lembramos que a Comissão exige um prazo mínimo de 30 dias e máximo de 60 dias entre a data do depósito no SPG e a data escolhida para a realização do exame ou da defesa.
Por recomendação da Coordenação do PPG-GIIA, solicitamos que conste nas dissertações um agradecimento à Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, conforme informado no Ofício Circular nº 19/2018-CPG/CGSI/DPB/CAPES e a Portaria CAPES nº 2016, de 4 de setembro de 2018, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES nos trabalhos realizados. É sugerido o seguinte texto: “O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).”
Para efetivar a reserva da sala, entrar em contato com os seguintes funcionários:
Salas do Departamento de Engenharia de Biossistemas (ZEB): O ORIENTADOR DO ALUNO DEVE encaminhar e-mail: zeb@usp.br
Biblioteca – telefone: 3565-4138 – Girlei – e-mail: girlei@usp.br
Sala 01 do Departamento de Zootecnia (ZAZ) – Serviço de Pós-Graduação (pelo site da FZEA – Pós-Graduação – Agendamento de Salas)
Sala ZAB 01 do Departamento de Ciências Básicas (ZAB) – Serviço de Pós-Graduação (pelo site da FZEA – Pós-Graduação – Agendamento de Salas)
Demais salas do Departamento de Zootecnia (ZAZ): Reginaldo (e-mail: reginaldoresende@usp.br / telefones: 3565-4043 ou 3565-4036)
Demais salas do Departamento de Ciências Básicas (ZAB): Alecsandra (e-mail: zab@usp.br / telefones: 3565-4363 ou 3565-4117)
Salas do Departamento de Engenharia de Alimentos (ZEA): Henrique (e-mail: ortiz@usp.br / telefone: 3565-4284)
Salas do Centro de Eventos, Anfiteatro e Sala de Reuniões da Prefeitura do Campus: O ORIENTADOR DO ALUNO DEVE SOLICITAR via home page da Prefeitura.
Sala de Reuniões da Congregação: Renata ou Silvana (e-mails: rezuc@usp.br ou spagotto@usp.br ou fzea@usp.br / telefone: 3565-4200)
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
1) Exame de Qualificação – Mestrado
3 exemplares do trabalho, em espiral (Antigo Regulamento) ou o trabalho em formato digital em pdf, gravado em CD, pen drive ou similares (Novo Regulamento);
Formulário com a indicação dos membros da banca (deverão ser sugeridos 10 nomes, primeiro o nome do orientador e depois dos demais, em ordem alfabética.
No Antigo Regulamento: Todos os membro devem ser orientadores do programa. Poderá ser aceita a participação de colaboradores externos (com título de doutor) ao programa com reconhecido saber na área do candidato. Para isso será preciso encaminhar justificativa à CCP GIIA junto da documentação.
No Novo Regulamento: Pelo menos 1 dos membros deverá ser externo ao Programa e todos deverão ter, no mínimo, título de Doutor.
(Formulário 1 Antigo Regulamento)
(Formulário 1 Novo Regulamento)
Formulário de sugestão de banca devidamente preenchido.
(Formulário 2 Antigo Regulamento)
(Formulário 2 Novo Regulamento)
2) Defesa de Dissertação – Mestrado
Cases de Sucesso
Pesquisador egresso do GIIA/USP desenvolve sistema de monitoramento e controle térmico que monitora ambiente aviário. Confira nos links a seguir a participação do egresso Dr. Marcelo Eduardo de Oliveira.
Jornal da USP
Sistema que controla clima de aviário pode evitar perdas na produção de frangos. Rede inteligente desenvolvida na USP monitora de forma remota a temperatura e a umidade das instalações, evitando que os animais morram de frio ou calor; tecnologia reduziu em quase 80% o consumo de energia elétrica. Jornal da USP.
Entrevista Rádio CBN
Participaram da conversa professores e pesquisadores da USP. Entrevista.
Entrevista Rádio CBN
Sistema de monitoramento e controle térmico para ambiente aviário. Tecnologia é capaz de monitorar a distância e em tempo real as condições do aviário e definir quais ações adotar a partir disso – Entrevista.
Entrevista Canal Agromais BandTV
Tecnologia monitora temperatura e umidade em aviários | AgroMais
Pesquisadores da USP desenvolveram um sistema que permite o acompanhamento da temperatura e da umidade relativa do ar, dentro de aviários, em tempo real. Entrevista.
Entrevista Jornal EPTV
Pesquisadores da USP desenvolvem sistema de controle térmico que monitora aviário. Entrevista.
Empreendedores têm que aprender a criar em meios aos gargalos do Brasil. Confira aqui a participação do discente Adriano Romero.
Confira a preocupação da fazenda Água Boa, no interior de São Paulo, em prevenir o rebanho bovino contra a raiva e as clostridioses aqui. Participação da discente Gabriela Tortorelli.
Produtos de origem animal são certificados em Rio Claro, SP. Confira aqui a participação da discente Silvia Rossi.
Discente Fabricio Caldas Albuquerque, carioca, 39 anos, cursando o Mestrado Profissional de Gestão e Inovação na Indústria Animal na Universidade de São Paulo participou durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016 como comentarista do Sportv da modalidade hípica de Concurso Completo de Equitação (CCE) ou triatlo equestre como também é conhecido, por reunir três provas distintas: adestramento, cross-country e salto. As três provas devem ser realizadas pelo mesmo cavalo, com o seu respectivo cavaleiro. A competição teve a duração de quatro dias (dois dias para que todos os conjuntos realizassem a prova de adestramento) e contou com a participação de sessenta e cinco conjuntos (cavalo e seu respectivo cavaleiro) oriundos de 24 países. Houve disputa por medalhas na categoria individual e na categoria por equipes (cada equipe é composta por 3 ou 4 cavaleiros contando para a classificação o resultado dos 3 melhores cavaleiros da equipe), prova esta que contou com a participação de 13 países. A prova foi disputada entre os dias 6 e 9 de agosto no Centro Olímpico de Hipismo General Eloy Menezes localizado no bairro de Deodoro, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro e apresentou como destaque a elevada exigência técnica do percurso de cross-country onde os conjuntos devem realizar no campo saltos sobre obstáculos fixos em um percurso com pouco mais de dez minutos de duração. Na modalidade por equipes a França foi a grande campeã e na prova individual o campeão foi novamente o alemão Michael Jung, que também havia conquistado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. O Brasil infelizmente não obteve nenhuma medalha na competição, mas foi uma ótima oportunidade para o público conhecer um pouco mais sobre esta exigente e emocionante modalidade olímpica.